LTCAT  (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho) é o documento exigido pela Previdência Social (INSS) para comprovar que o trabalhador esteve exposto a agentes ambientais capazes de causar prejuízo à sua saúde ou à sua integridade física, comprovando assim a necessidade ou não da aposentadoria especial.

A exigência do LTCAT é determinada pela Lei nº 8.213/91, em seu artigo 58, § 1º:

Art. 58. A relação dos agentes nocivos químicos, físicos e biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física considerados para fins de concessão da aposentadoria especial de que trata o artigo anterior será definida pelo Poder Executivo.

Obrigatoriedade

É obrigatório para todas as empresas, independente da quantidade de trabalhadores ou do segmento, conforme Lei 9.732 de 11/02/1998. Aquelas que não elaborarem o documento estarão sujeitas a multas.

Por quem é elaborado o LTCAT?

Deve ser elaborado por um engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho, registrados no Ministério do Trabalho, conforme o art. 58 da Lei 8213/91. Este profissional levanta os riscos ambientais do local, de acordo com o Artigo 195 da CLT.

O LTCAT deve ser enviado ao eSocial

Será enviado ao eSocial no evento S – 2240, onde será informado a data que o empregado iniciou a atividade no ambiente de trabalho na condição de aposentadoria especial. Também serão informados os códigos de fatores de risco da tabela 23 e o código referente ao ambiente de trabalho.

Ao termino das atividades no ambiente, também deverá ser informado ao eSocial.

O LTCAT é um documento importante também para o empregador que quer realizar corretamente as contribuições previdenciárias de seus trabalhadores, evitando assim autuações e discussões judiciais futuras, além de ser fundamental para saber se na empresa há ou não atividades que gerem ou não aposentadoria especial.

Para receber mais conteúdo relevante para seu negócio, assine nossa lista ou para conhecer mais sobre nossa empresa acesse nosso site.