A procuração eletrônica para a Receita Federal é feita através do Portal E-CAC
Com a procuração eletrônica da RFB o contribuinte autoriza outras pessoas, por meio de um certificado digital válido, a utilização dos serviços eletrônicos que são oferecidos pela Receita Federal em seu site.
Nesse caso, tanto o outorgante quanto o outorgado necessitam de certificado digital.
Veja abaixo como cadastrar.
Requisitos:
– Navegador Internet Explorer
– Máquina virtual java (JVM) atualizada. A Máquina Virtual Java poderá ser baixada acessando o site http://www.java.com/pt_BR/download/manual.jsp .
Etapas para emitir procuração eletrônica com certificado digital:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Clique no banner “Serviços para o cidadão e para a empresa”;
- Procure a sessão Portal e-CAC e clique em “Acesso e-CAC”;
- Acesse o e-CAC com a opção “Atendimento Virtual” e “Certificado Digital” sucessivamente;
- Na sessão Opções, acesse “Senhas e Procurações”;
- Depois, clique em “Cadastro, Consultas e Cancelamento — Procuração para e-CAC”;
- Em “Cadastro”, defina se os dados do procurador serão referentes à pessoa física (CPF) ou pessoa jurídica (CNPJ) e o período de validade (máximo de 5 anos);
- Defina que serviços o procurador poderá fazer em seu nome: declarações diversas, e-financeira, parcelamentos, certidões, pagamentos, SPED e outras coisas;
- Agora clique em “Cadastrar Procuração”;
- Espere o aviso do Java aparecer e clique em “executar”;
- Confira se os dados e obrigações estão corretos;
- Clique em “assinar documento”;
- Então coloque a senha do seu certificado digital;
- Ao concluir a operação, surgirá a mensagem de confirmação e você deverá clicar em “Ok”;
Após esta etapa tudo está concluído, sua procuração está pronta!
E aí? Conseguiu fazer a procuração da Receita? Tem uma empresa e precisa de assessoria, consulte-nos.