Aplicativos de mensagens instantâneas tem sido uma ótima ferramenta para resolução rápida de problemas, isto tudo na palma da mão, onde pode ser acessado de qualquer lugar a qualquer hora. Com o WhatsApp não é diferente, além de ser uma ferramenta de comunicação, atualmente os bancos estão utilizando para transações financeiras, entre eles: transferências, consulta do código Iban (que indica o número de conta internacional), recarga de celular, liberação de cartão, saldo de conta-corrente, extrato de conta-corrente, saldo de poupança, extrato de poupança, extrato de fundos de investimento, rastreio de cartão e emissão de fatura de cartão. Para acessar o banco no WhatsApp, é necessário salvar o telefone disponibilizado pelo seu banco, caso disponha deste serviço.
Clientes Banco do Brasil já podem realizar o pagamento do IPVA e outras taxas cobradas pelo Detran via WhatsApp. Mas atenção: esta função está disponível apenas em alguns estados como Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal a partir dos próximos meses o uso do WhatsApp será disponibilizado para os demais estados, devido a adequação das secretarias de fazenda e a tecnologia do banco, conforme informado pela assessoria da instituição.
Para utilizar o App como um canal de atendimento, o cliente deve ter o telefone inserido em suas informações cadastrais registradas no banco. A realização do pagamento requer informações como o código do Renavam, a placa do veículo e o CPF do proprietário.
Segundo informações dos bancos, mais de 100 mil transações, incluindo financeiras e consultas já foram realizadas em menos de quatro meses. Para Saque e transferências existe o limite de R$ 300,00
Como funciona
Para ter acesso ao seu banco pelo WhatsApp, é preciso salvar o número no smartphone. Mas antes, o aparelho também precisa estar previamente cadastrado.
Todo o processo é realizado usando Inteligência Artificial (IA) por meio de um chatbot. Chatbots são robôs utilizados para atendimento ao cliente. Todas as mensagens são criptografadas de ponta a ponta para manter os dados seguros.
Para solicitação de serviço de informação, será enviado um código de confirmação para o cliente via notificação (push) ou SMS.
Se tratando de outras transações, a senha será solicitada. Após a digitação da senha, o cliente receberá uma resposta de confirmação da transação, via WhatsApp pelo chatbot. O atendimento humano só será feito, caso necessite.
Desde 2017 alguns bancos vêm, utilizando inteligência cognitiva. O chatbot responde por meio de uma linguagem natural e aprende constantemente com base nas interações dos usuários.
Agora não precisa ir ao banco para fazer suas transações, enfrentando filas. Com a tecnologia em nossas mãos podemos otimizar nosso tempo para realizar outras coisas.
Muitas empresas estão evoluindo para facilitar o acesso do consumidor aos canais de atendimento e poupando tempo. Pensando em inovação a ACManaus também evoluiu na tecnologia e hoje é possível fazermos sua contabilidade online, de maneira que o cliente não precise se deslocar de seu estabelecimento até nosso escritório, todo processo é feito por meios de ferramentas que nos permitem manter contato mesmo estando a quilômetros de distância. Porém, se você quiser fazer uma visita em nosso escritório estaremos de portas abertas para recebê-lo.
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